PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ONLINE: ADMINISTRAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO – TURMA 13

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Temos condições especiais para matrículas antecipadas, ex-alunos ICAP, cursos in company e empresas parceiras. Essas condições não são cumulativas e não se aplicam nos casos de transferência entre cursos ou modalidades. Para verificar, entre em contato, antes de finalizar sua matrícula.


PROPOSTA COMERCIAL DO CURSO

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ONLINE: ADMINISTRAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO – TURMA 13

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"BENEFÍCIOS EM SE FAZER UMA PÓS-GRADUAÇÃO"

POR QUE FAZER ESTE CURSO?

A pós-graduação é crucial para o seu sucesso na atividade de Gestão Pública.

Conformidade: O sistema administração pública brasileiro é complexo e está em processo de evolução constante. Manter-se atualizado é essencial para evitar penalidades e multas.

A capacitação o ajudará a compreender as regras e regulamentos, garantindo que sua empresa esteja sempre em conformidade.

Redução de Custos: Conhecer as novas normas legais e as obrigações acessórias permitirá que você identifique oportunidades para reduzir os custos no processo de gestão do gasto público.

Credibilidade: Fornecedores valorizam aqueles que operam de forma transparente e em conformidade com as obrigações. Isso aumenta a credibilidade e fortalece relacionamentos comerciais.

Evitar Erros Custosos: A falta de conhecimento sobre as leis que regulamentam o processo de administração pública pode levar a erros no processo de planejamento e execução orçamentária. Esses erros podem resultar em multas substanciais e problemas legais. A capacitação ajuda a evitar esses erros dispendiosos.

Adaptação às Mudanças: O ambiente de governança está mudando. Novas regulamentações e obrigações são introduzidas. A capacitação o ajudará a se adaptar rapidamente a essas mudanças, garantindo que continue operando sem problemas.

Networking e Parcerias: Ao participar do curso de pós-graduação em administração, contábil e financeira no setor público, você terá a oportunidade de conhecer outros profissionais e especialistas na área.

Portanto, investir em pós-graduação nessa área é um passo importante para o sucesso profissional. Isso não só o ajudará a evitar problemas, mas também o capacitará a aproveitar oportunidades de economia de custos e a crescer de maneira sólida e responsável.

ALGUMAS QUESTÕES RELEVANTES A SEREM TRATADAS

Com a promulgação da Lei de Responsabilidade Fiscal e a nova lei de licitações, o cenário da administração pública passou e passará por importantes mudanças, visando aprimorar a eficiência, transparência e competitividade no planejamento e execução orçamentária das contratações públicas.

O curso de Administração Contábil, Financeira e Auditoria no setor público apresenta os conceitos mais fundamentais da estrutura do processo de planejamento e execução orçamentária, as modalidades de licitações existentes e novos tipos de contratações assim como os instrumentos auxiliares, além de abordar aspectos referentes às contratações públicas e as relações com a Lei Anticorrupção, bem como o processo de auditoria e prestação de contas para publicação, entre outros.

Algumas das competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:

    - avaliar os aspectos do regime jurídico relativo a governança, planejamento, execução orçamentária, regidos pela lei n° 4.320/64 que estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.


    - aplicar os institutos jurídicos que orientam o processo de auditoria, de licitações e sanções e penalidade.


    - analisar a regularidade jurídica do planejamento e prestação de contas  adequação das atividades desempenhadas por agentes públicos no curso dos processos de execução orçamentária e após, quando da formalização da transparência.


O conteúdo é abordado de forma dinâmica e contempla as normas aplicáveis aos órgãos públicos dos diversos níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal) fundamental para aumentar o potencial de aproveitamento dos alunos durante o curso, assim como servir de apoio no dia a dia do profissional.


O curso oferece aos participantes informações e mecanismos legais, bem como boas práticas que possam auxiliar na gestão contratual e na execução orçamentária e financeira sem vícios ou imperfeições.

O DIFERENCIAL EM SER UM ESPECIALISTA LHE TRARÁ DIVERSAS OPORTUNIDADES.

Ser um especialista em retenção administração contábil e financeira no setor público oferece diversos diferenciais profissionais que podem ser altamente valiosos para você e para as organizações com as quais você trabalha. Aqui estão alguns dos principais diferenciais de ser um especialista nessa área:

Conhecimento Específico: Um especialista em administração contábil e financeira no setor público possui um conhecimento profundo das leis, regulamentos e normas que regem o processo de gestão pública.

Minimização de Riscos: Com um especialista em administração contábil e financeira e auditoria no setor público, as organizações podem reduzir significativamente os riscos de erros, multas e litígios com as autoridades fiscais. Isso pode economizar grandes quantias de dinheiro e manter a reputação da empresa intacta.

Adaptação às Mudanças: Como o cenário de gestão pública está em constante evolução, um especialista em administração contábil e financeira e auditoria no setor público está sempre atualizado com as últimas mudanças em relação a novas leis. Isso permite que as organizações se adaptem rapidamente às novas regulamentações.

Credibilidade Profissional: Ser reconhecido como um especialista em administração contábil e financeira e auditoria no setor público, pode aumentar sua credibilidade profissional.

Valor Agregado: Como especialista, você agrega valor à organização ao garantir que elas estejam em conformidade com as novas regras, evitem problemas legais e aproveitem oportunidades de economia de custos.

Carreira de Longo Prazo: A demanda por especialistas em administração contábil e financeira e auditoria no setor público, é constante. Isso significa que você pode ter uma carreira sólida e de longo prazo nesse campo, com oportunidades de crescimento e desenvolvimento contínuo.


METODOLOGIA E IMPLEMENTAÇÃO

Curso será realizado de forma TELEPRESENCIAL ONLINE AO VIVO, com característica de capacitação e treinamento com aulas teóricas e práticas.


O curso será disponibilizado de forma virtual pela pelo Zoom, o aplicativo gera um link que é um endereço eletrônico que ao ser clicado levará o aluno a um “lugar” virtual no caso do Zoom, uma sala de aula.


Os módulos serão gravados e disponibilizados no portal do aluno pelo período de 16 meses.


Cada aluno receberá um link de acesso ao curso com login e senha para ACESSO AS AULAS GRAVADAS.


O professor/instrutor deverá:


Desenvolver por meio de aulas expositivas e interativas, estudo de casos e/ou questões práticas, e debates em sala de aula.


Estudos de casos práticos pertinentes ao órgão demandante.


Exercícios de avaliação.

OBJETIVOS DO CURSO

No curso de Especialização em administração contábil e financeira e auditoria no setor público, o foco está no desenvolvimento de competências relacionadas ao diagnóstico, planejamento, execução, análise e prestação de contas das atividades administrativas em organizações públicas.


Destacam-se:


    - Saber utilizar ferramentas atualizadas para o desempenho de atribuições profissionais como administrador;

    - Desenvolver uma visão global e abrangente das organizações, públicas e privadas, com consciência das implicações sociais e ambientais das decisões econômicas, políticas e culturais dos profissionais do mundo contemporâneo;

    - Saber elaborar propostas e soluções inovadoras para tomada de decisões estratégicas em organizações diversas, na própria sociedade e no meio ambiente.

    - Empregar métodos variados de análise quantitativa e qualitativa aplicados aos problemas da gestão, atuando com responsabilidade como agente de mudança nas organizações e na sociedade em geral;

    - Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade de apreender as questões políticas e administrativas, estar aberto às mudanças e ter consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional.


O curso objetiva ensinar todas as principais nuances em relação às regras da Nova Lei de Licitações e a recente regulamentação federal abordando as regras para que esse procedimento seja realizado nas licitações e contratações em geral, sejam aquisições, serviços, obras ou mesmo contratações diretas.


Além disso, o curso trata sobre diversas questões práticas, polêmicas, tendências, jurisprudências e inclui ainda uma abordagem sobre o orçamento, auditoria e fundamentos econômicos.

QUEM PODE FAZER ESTE CURSO?

O curso de especialização em Administração Contábil, Financeira e Auditoria no Setor Público é destinado a servidores públicos, profissionais da área financeira, orçamentária, planejamento, contábil, controle interno e de prestação de contas, das três esferas de governo, além de profissionais da área de ciências sociais aplicadas (Administração, Ciências Contábeis, Economia, Comércio Exterior e Direito). Além dessas áreas, o curso está direcionado para profissionais com formação acadêmica de nível superior de qualquer área do conhecimento que exerçam ou pretendam exercer funções gerenciais ou de assessoramento em organizações públicas, no âmbito do Executivo e Legislativo e Judiciário.


Ofertado por uma das mais respeitados institutos do Brasil, o curso de Especialização em Administração contábil, financeira e auditoria no setor Público tem uma abordagem atualizada, atendendo a demanda por profissionais com uma visão holística das ações administrativas e políticas governamentais. Instrumentaliza gestores públicos capazes de contribuir para alcance de objetivos de órgãos públicos da administração direta e indireta vinculados aos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e nas três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal), organizações não governamentais, fundações privadas e empresas que desenvolvem ações de responsabilidade social, empresas privadas que interagem com o poder público e organizações internacionais.


NESSA HORA, VOCÊ PODE FALAR “Eu nem conheço o ICAP ainda ...”

Olha que nós somos Especialistas nessa área.

Com quase 15 anos de atuação no mercado de cursos.


Começamos com cursos na área pública de Pós-Graduação e depois de Capacitação.


Já fizemos mais de 60 cursos diferentes e muitas turmas de cada cursos, ajudando nossos quase 45.000 alunos a se qualificarem.


Mas apenas após o início da pandemia que aperfeiçoamos nossos cursos para disponibilizamos para venda online.


Somos uma empresa especializada com uma equipe de profissionais extremamente qualificados como docentes e atuantes nas áreas que ministram as capacitações com titulação de especialistas mestres e doutores.

IMPORTANTE

Por motivos operacionais ou por falta de quórum, o ICAP reserva-se ao direito de adiar, alterar a programação ou o palestrante, por questões e razões de ordem superveniente.


A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização, depósito ou outra forma de comprovação do pagamento.


CONTEÚDO PROGRAMATICO

1-Governança e visão Sistêmica
Dr Eduardo Calmon (juiz)
2- Gestão de Políticas Públicas
Dr Vinícius de Carvalho Araújo
3- Gestão e Execução Orçamentária I
Msc Cleodenise Bernardes Garcia
4- Gestão e Execução Orçamentária II
Msc Cleodenise Bernardes Garcia
5- Licitações Públicas de acordo com a Lei 14.133/2021
Esp Mara Fernanda Florêncio  - TJ - MT
6- Convênios e Contratos Administrativos
Msc Nilson Fernando Gomes Bezerra - TRE - MT
7- Gestão e Fiscalização de contratos
Esp Madeline Rocha Furtado  - Brasilia - DF
8- Ferramentas Gerenciais
Esp Regina Imada Doy - SEPLAG - MT
9- Lei de Responsabilidade Fiscal
Dr Vinícius de Carvalho Araújo
10- Eficiência e Qualidade do Gasto
Msc Ricardo Capistrano - SEFAZ - MT
11- Introdução a Gestão de Processos, Cadeia de Valor e Mapeamento e Modelagem
Esp Regina Imada Doy - SEPLAG - MT
12- Controle Interno e Externo
Mestrando Paulo Farias N. Neto - CGE - MT
13- Auditoria Baseada em Risco
Msc Kleberson Roberto de Souza – CGU
14- Gestão de Riscos
Msc Kleberson Roberto de Souza - CGU
15- Contabilidade Pública
Msc Raumaxciene Parente de Lima Wilhelms - SESP - MT
16- Análise de Balanço do Setor Público
Msc Raumaxciene Parente de Lima Wilhelms - SESP - MT



Mestre em Contabilidade Gerencial, pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças – FUCAPE - Vitória ES, pós-graduação lato-sensu em Finanças e Gestão Empresarial, pela Universidade do Estado de Mato Grosso e Bacharel em Contabilidade pela UNEMAT, e Direito pela UNIVAG.

Com 25 anos de experiência profissional como servidora pública efetiva nos órgãos UNEMAT, Secretaria de Planejamento e Gestão - SEPLAG e Secretaria de Fazenda do Estado de Mato Grosso - SEFAZ, com atuação nas áreas financeira, licitação e contábil. Na área docente: atuei como docente na UNEMAT, ICAP – Instituto de Capacitação e Pós-graduação e UNIVAG na disciplina de Contabilidade Pública e Análise de Balanços no Setor Público. Atualmente, atua na área contábil na Secretaria de Segurança Pública-SESP.



Graduado em Ciências Econômicas. Possui especialização em Auditoria e Gestão de Riscos no Setor Público; em Mercado de Capitais e Derivativos; e em Administração Judiciária Eleitoral. Atualmente secretário da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT).


Ingressou na CGE em 2017 no cargo de auditor do Estado, após aprovação em concurso público. Desde que passou a compor a equipe da CGE, ocupou diversas funções: superintendente de Gestão Fiscal, superintendente de Controle em Gestão Sistêmica, superintendente de Auditoria e superintendente de Responsabilização de Agentes Públicos.


Fez parte da implantação do Sistema Estadual de Produção e Gestão de Documentos Digitais (Sigadoc) em 100% dos processos do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso.


Atuou na reformulação da metodologia de avaliação dos controles internos dos órgãos estaduais, considerada referência nacional para as Controladorias.
Participou do aperfeiçoamento do sistema informatizado de auditoria e controle interno e da elaboração do projeto de reestruturação do sistema de Correição do Poder Executivo.


Atuou na estruturação do modelo de acompanhamento simultâneo das aquisições do Governo de Mato Grosso para as ações de prevenção e combate à Covid-19. Além de atuar na construção do modelo, coordenou a execução das auditorias nas contratações emergenciais da pandemia.


Mestre em Administração de empresas pela FAESP, pós-graduação lato-sensu em contabilidade Pública e Gestão Pública, Graduação em Licenciatura plena em matemática e Bacharel em Administração de Empresas. Profissionalmente, professora desde 1984, e 18 anos como servidora da SEFAZ – Secretaria de Estado de Fazenda do Estado de Mato Grosso no setor de Contabilidade Geral do Estado como técnica, com a função de criação de projetos para implementação e melhoria do sistema FIPLAN – Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado de Mato Grosso, responsável pela elaboração e execução do orçamento público de MT. Foi professora da rede pública de ensino e de diversas instituições privadas como as faculdades: UNIC, FAFI, UNED. Cursos ministrados na Escola de Governo MT, Escola Fazendária MT, Escola dos Servidores do Poder Judiciário de MT. Professora de pós-graduação em Orçamento Público, Contabilidade Pública e Lei de Responsabilidade Fiscal. Sócia Proprietária do ICAP - Instituto de Capacitação e Pós-graduação desde 2008.


Advogada, Servidora do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, servidora pública estadual. Professora desde 1994, ocupou a Assessoria Jurídica de licitação da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso 2008/2018 e integrante do Núcleo socioambiental do Poder Judiciário/MT ministrando diversos cursos na área e elaborou os primeiros editais padrão do TJMT. Graduada em Direito e Geografia.

Especialista em Gestão Escolar e Direito Público.

Atuou como Professora de diversas instituições como o CEFETMT, FEICS, ESAF e ENAP, professora de cursos preparatórios para concursos públicos em MT, professora da Escola dos Servidores do Poder Judiciário; Professora da Escola de Governo do Estado de MT, Instrutora da área de Licitação e Contratos: Fiscalização, Elaboração de Termo de Referência, Pregão Presencial e Eletrônico; Dispensa e Inexigibilidade, Sistema de Registro de Preços, Licitações Públicas Sustentáveis, Formação de Pregoeiros, Instrução normativa N.04/2014 MPOG, Contratações de Tecnologia da Informação e Resolução N.182/2013 do Conselho Nacional de Justiça.

Ministrou diversos cursos in company: CREA/MT, Marinha/RN, Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leverger/MT, Prefeitura Municipal de Porto Velho/RO, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT, Escola de Governo do Estado de Mato Grosso, Casa Civil / Gabinete Do Governador, Ministério Público/MT, SEDUC, SEMA, SEFAZ, etc.

CURSOS E PALESTRAS MINISTRADAS

1) MINISTROU O CURSO DE ELABORAÇÃO DE ESTUDOS TÉCNICOS PRELIMINARES E TERMO DE REFERÊNCIA NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES N. 14.133 EM 2021, 2022, 2023.

2) INSTRUTORA DO CURSO NOVA LEI DE LICITAÇÕES LEI 14.133/2021 – O QUE MUDA EM COMPARAÇÃO A LEI 8.666/93 EM 20121

3) INSTRUTORA DO CURSO GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS NA GESTÃO PÚBLICA EM 2019, 2022, 2023

4) ELABORAÇÃO DE TERMO DE REFERENCIA PARA CONTRATAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS 2018.

5) SANÇÕES E PENALIDADES ADMINISTRATIVAS NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS.

6) PRÁTICAS EM TR – TERMO DE REFERENCIA, ETP – ESTUDOS TÉCNICOS PRELIMINARES, PESQUISA DE PREÇO E GESTÃO DE RISCO.


Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Cuiabá (2010), Pós graduada Lato Sensu em Gerenciamento de Projetos pela Universidade de Cuiabá (2015), Pós graduada Lato Sensu em Gestão Executiva de Pessoas pela Faculdade de Tecnologia da Ipê (2015), Pós graduada Lato Sensu em Gestão Pública pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia (2023), Pós graduada Lato Sensu em Gestão de Processos de Negócio pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia (2023), Formação em Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimentos em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) pela Faculdade FIA de Administração e Negócios (2018), Formação em Green Belt Lean Six Sigma (2023). Facilitadora em cursos de Gestão de Processos, Modelagem com Bizagi Modeler, Transformação de Processos e Design Thinking pela Escola de Governo do Estado de Mato Grosso (2016- 2023), Auditora Interna e Auditora Lider de ISO 9001:2008 (2013-2016), Consultora de empresas na área de Planejamento Estratégico, Gestão de Qualidade e Processos (2013-2023). Atualmente Servidora Pública – Analista da área meio perfil administradora e estou como Coordenadora do Escritório de Gerenc.de Processos na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de MT.


Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU) há mais de 16 anos, tendo exercido as funções de Chefe do Núcleo de Auditoria, Chefe do Núcleo de Ações Especiais, Superintendente-Substituto e Superintendente Interino da CGU-MT.

Mestrando em Administração Pública pela FGV, Especialista em Direito e Controle Externo da Administração Pública pela FGV e em Auditoria Contábil e Tributária pela UFMT, com certificação internacional pela Internacional Organization for Standardization – ISO em Gestão de Riscos (C31000);

Coautor dos livros Como Combater à Corrupção em Licitações – Detecção e Prevenção de Fraudes, Como Combater o Desperdício no Setor Público – Gestão de Riscos na Prática e Auditoria Baseada em Riscos, todos lançados pela Editora Fórum em 2020 e 2022; autor dos livros de Avaliação de Controles Internos: Contratações Públicas e Implantação de Governança no Setor Público, lançados pela Editora Publicontas do TCE/MT em 2017 e 2019, respectivamente e autor do Guia de Implantação de Programas de Integridade das Empresas Estatais Federias, publicado pela CGU em 2015.

Professor de pós-graduação da UFMT com a disciplina Gestão de Riscos e Palestrante na área de auditoria governamental, detecção de fraudes em licitação e contratos, gestão de riscos e avaliação de controles internos.

Instrutor de Cursos de Capacitação da Controladoria-Geral da União (CGU) da competência Auditoria Baseada em Riscos.

CURSOS E PALESTRAS MINISTRADAS

1) Palestra no Fórum Nacional dos Auditores das IFES. 2016.

2) Capacitação em Gestão de Riscos para servidores do Ministério da Justiça. 2016.

3) Pós-Graduação da UFMT e ICAP. Módulo Gestão de Riscos. 2018.

4) Treinamento em Gestão de Riscos. Ministério Público Militar. 2018.

5) Capacitação em Gestão de Riscos para servidores federais de Alagoas. 2018.

6) Capacitação em Gestão de Riscos para servidores da Justiça Federal de Mato Grosso e Rondônia. 2019.

7) Gestão de Riscos na Administração Pública. IFMS. 2019.

É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Especialista em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Mestre em Economia - Agronegócios e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013). Docente da Universidade de Cuiabá (UNIC).

Formação Complementar: Programa de Desenvolvimento Gerencial Orientado à Estratégia – Fundação Dom Cabral (FDC).

Atuação Profissional:
Eletrobras Eletronorte: Finanças, orçamento e gestão da qualidade.

Consultoria financeira em empresas dos ramos comercial e de prestação de serviços.

Docente da Universidade de Cuiabá (UNIC) e do Centro Universitário UNIC.

Funcionário público de carreira desde 2007, quando ingressou como Analista Administrativo. Cargos de Gestão – Gerente de Convênios – SEJUSP / Coordenador de Convênios – SEPLAN / Superintendente de Estudo da Despesa e da Receita – SEPLAN, Atualmente Secretaria de Estado de Fazenda: servidor efetivo, ocupante do cargo de Secretário Adjunto do Orçamento Estadual.




Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso, Tecnólogo em Gestão do Serviço Público pelo Centro Universitário de Várzea Grande, Especialista em Gestão do Estado pela Universidade de Cuiabá e Especialista em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas, com grande experiência na área de Licitações e Contratos Administrativos. Atualmente é servidor do quadro permanente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) desde 1997, Diretor-Executivo da Digoreste Associados, onde ministra cursos e consultorias e Professor da Pós-Graduação "Latu Sensu" do Instituto Cuiabano de Educação e da Universidade Federal de MatoGrosso, além de ser Sócio-Proprietário da Midwest Foods Ltda. (Texto informado pelo autor) 


Graduado em Administração, especialista em Administração Pública (UFMT) e Ciência Política (ICE), mestre e doutor em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Gestor Governamental do Governo do Estado de Mato Grosso desde 2001, com passagem por várias secretarias e funções. Analista político e  professor universitário de graduação e pós-graduação.  Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: governabilidade e governança, modelos de administração pública, planejamento estratégico, setor elétrico e reforma do Estado, história política de Mato Grosso, teoria organizacional. Na área de História dedicou-se mais à História Política.

Autor de vários artigos e cinco livros, como: O META - JOGO POLÍTICO, POLÍTICA EM GOTAS 1 E 2 entre outros.

Graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (2001), Mestrado (2017) e Doutorado (2021) em Direito do Estado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo. Atualmente é Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso. Coordenador do Curso Oficial de Formação Inicial de Magistrados (biênio 2021/2022). Professor de direito administrativo da Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV), da UNIFACC e da ESMAGIS (Escola Superior da Magistratura). Professorem cursos preparatórios para concursos públicos do CERS e da EMAM. Professor da pós-graduação em Direito Administrativo e Processo Administrativo da ESMAGIS e da Faculdade Prime. Foi diretor da Escola da Magistratura de Mato Grosso (EMAM), biênio (2019-2020). Aprovado em 1º lugar para o cargo de professor de direito do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT-2019). Foi Juiz Substituto no Estado de São Paulo (2004), Promotor de Justiça no Estado de Sergipe (2003/2004) e Defensor Público no Distrito Federal (2003). Foi aprovado e nomeado no concurso de Juiz Federal Substituto da 3ª Região (2011). Juiz Auxiliar da CGJ/MT (2021-2022). Autor de Livros. (Texto informado pelo autor)



Escritora e co-autora da Obra "Gestão de Contratos de Terceirização na Administração Pública - Teoria e Prática", 2019 .7ª edição. Belo Horizonte - MG, Editora Fórum. Especialista em Gestão em Logística na Administração Pública e Direito Público e Mestranda em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa. Servidora pública e gestora de programa de melhoria de processos de contratação, entre outras atividades no serviço público, exerceu cargo de Diretora do Departamento de Logística e Serviços Gerais -SLTI- Secretaria de Logística Tecnologia e Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG, órgão responsável pela formulação e implementação das políticas e diretrizes adotadas no âmbito do SISG, expedindo normas e orientações na área de administração de materiais, obras, serviços, transportes, comunicações administrativas e licitações e contratos. Nesta Diretoria, além das atividades de direção, participou da elaboração técnica, análise, discussão e coordenação da implementação de vários Decretos e Projetos de Leis regulamentadores da matéria de licitações e contratos, bem como, normas disciplinadoras de licitações e contratações e normas relativas ao Portal de Compras do Governo Federal.


Professora e Palestrante na área de Licitações e Contratos, tais como: Gestão e Fiscalização de Contratos; o Terceirização de serviços com mão de obra com principais pontos da Reforma Trabalhista (Encargos previdenciários e trabalhistas); o Sistema de Registro de Preços - SRP - Operacionalização; o Formalização do processo licitatório; o Elaboração do Estudo Preliminar; Mapa de Riscos; Projeto Básico, Termo de Referência e IMR- Instrumento de Medição de Resultados; o Elaboração de Contratos e Planilhas de Custos e Formação de Preços para serviços terceirizados; o Compras Governamentais e gestão de contratos de tecnologia da Informação - Visão Sistêmica; o Licitações e contratos com enfoque na área de serviços de engenharia; Licitações e Contratos; o Curso de Licitações e Contratos com ênfase na Instrução normativa IN/SEGES/MPDG nº 05/2017 do Governo Federal; o Compras Sustentáveis  IN/MPOG/SLTI/01/2010.


Como Fazer. o Contratações de bens e serviços de Tecnologia da Informação sob a ótica das instruções normativas do Governo Federal; o RDC- Regime Diferenciado de Contratação; o Impactos da Instrução Normativa nº 05/2017; o Revisão Reajuste e Reequilíbrio de contratos administrativos, Gestão e Fiscalização de Contratos para Gestores Escolares com ênfase na Fiscalização da Merenda Escolar. o Planejamento da Contratação (Licitação; Contratos administrativos) entre outros. Gestão da conta vinculada; Pregão Legislação e Planejamento. Estatais Lei nº 13.303/2016 - Aplicação prática nas Licitações e Contratos. Atividades Pedagógicas concomitantes: Professora da disciplina Terceirização e Gestão de Contratos do Curso de Pós Graduação/MBA em Gerenciamento de Projetos no IBEC-UFF. Professora no Curso de Pós Graduação em Gestão de Compras e Logística na Administração Pública e do Curso de Gestão Orçamentária e Financeira no Setor Público no Centro Universitário UDF/Universidade Cruzeiro do Sul. Professora na disciplina Terceirização e Gestão de Contratos do Curso de Pós Graduação em Gestão de Licitação e contratos/MBA em Governança e Gestão de Organizações Públicas no IESB- Centro Universitário de Brasília - DF. Professora na disciplina Terceirização e os contratos com dedicação de mão de obra exclusiva e formação de planilhas de preços do Curso de Pós Graduação Lato Sensu - MBA de Licitação e Contratos Administrativos na Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão FEICS em Cuiabá-MT e da pós-graduação de Licitações e Contratos Administrativo de acordo com a nova lei de licitações do ICAP. Instrutora na ENAP - Escola Nacional de Administração Pública e ESAF - Escola de Administração Fazendária entre outras escolas de Governo do Poder executivo e Judiciário. (Texto informado pelo autor)



Segundo o art. 1º, §1º da resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores, devendo a data de colação de grau ser anterior ao início do curso de Pós-Graduação do seu interesse.



Quais são os requisitos para ingressar nos cursos de Pós-Graduação?

Segundo o art. 1º, §1º da resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores, devendo a data de colação de grau ser anterior ao início do curso de Pós-Graduação do seu interesse.


Quais os documentos necessários a realização da matrícula nos cursos?

Após a realização da matrícula, você deverá digitalizar os documentos e realizar o upload dos arquivos na plataforma acadêmica (portal do aluno) São eles:

- Diploma de graduação ou da Declaração de Conclusão de Curso Superior (com indicação da data da colação de grau), sendo obrigatório o upload do Diploma no período de duração do curso sob pena de não ser certificado ao final do curso;

- Histórico de conclusão de curso;

- CPF(Cadastro de Pessoa Física;)

- Documento de identidade com foto (RG, CNH, CTPS);

- Certidão de casamento (em caso de mudança de nome)

- Comprovante de endereço.


Os cursos de Pós-Graduação são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos de Pós-Graduação são reconhecidos pelo MEC. Credenciada pela Portaria Ministerial nº 1639 de 19/09/2019, publicada no D.O.U de 23/09/2019


É possível obter um atestado de matrícula?

A partir da realização da matrícula no curso, e pagamento da 1ª parcela, o atestado de vínculo poderá ser emitido, no decorrer do curso, diretamente junto ao Portal do Aluno.


Qual a duração dos cursos?

Os cursos contam com a duração de até 18 meses, conforme calendário do curso. Após a finalização do curso, tendo obtido a aprovação necessária, será possível a solicitação da emissão do Certificado de Conclusão.


Quais os requisitos mínimos para reprodução dos vídeos?

O principal requisito é uma conexão de internet estável e com pelo menos 5Mbit ou 800kbps de velocidade. A tecnologia 3G/4G é desaconselhada em função do volume de dados trafegados. Você ainda vai precisar de navegador atualizado (preferencialmente Google Chrome, Firefox, Safari ou Edge) e algum aplicativo para abertura dos materiais em PDF, como o Acrobat Reader. Sistema operacional: Android 5.0+ ou iOS 11.0+ . Para Notebook/PC/ MAc Memoria Ram: 4GB+. Qualquer dificuldade, você poderá entrar em contato com o nosso Suporte técnico diretamente através do e-mail: suporte@icapcursos.com.br ou pelo celular 9679-2601 WhatsApp.


As videoaulas podem ser visualizadas por quanto tempo e quantas vezes?

A disponibilização das videoaulas é realizada gradativamente no decorrer do curso, permanecendo no ambiente de aprendizagem do aluno até a entrega do certificado. A partir do momento em que estiver disponível, poderá ser visualizada no período de duração do curso com acesso ilimitado.


Os cursos contam com materiais de apoio?

Materiais de apoio que auxiliam no estudo e aprofundamento dos temas estudados são disponibilizados como complemento às aulas no portal do aluno e no grupo do WhatsApp.


Como é realizado a interação com os professores e tutoria?

As dúvidas poderão ser sanadas durante as aulas, pois as mesmas serão ao vivo pelo ZOOM ou após as aulas encaminhadas diretamente através do portal do aluno que é o ambiente onde você terá acesso as aulas gravadas ou através do grupo do WhatsApp.


Como são realizadas as atividades avaliativas?

O sistema de avaliação consiste na realização de uma avaliação online realizada ao término do período letivo de cada módulo do curso, em data estabelecida, conforme calendário acadêmico, sendo exigido nota mínima de 7,0 (sete) em cada disciplina para aprovação. Em caso de nota inferior a 7,0 (sete) em alguma disciplina, poderá ser realizada a avaliação novamente no sistema do portal do aluno, o sistema zera as respostas e altera a ordem das mesmas com mais duas chances de realização. Também faz parte do sistema de avaliação frequência mínima de 75%, que é computada com base no número de aulas efetivamente participadas pelo aluno (através de lista de presença) de acordo com o cronograma de datas de cada módulo.


Como funciona a dispensa do Trabalho de Conclusão de Curso?

Conforme resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, a realização do Trabalho de Conclusão de Curso não mais é considerada obrigatória, ficando a critério do aluno sua realização.


Como faço se precisar de um suporte da empresa?

CENTRAL DE RELACIONAMENTO:

ICAP -Instituto de Capacitação e Pós-graduação.

Celular com WhatsApp: (65) 98116-9633, (65) 99679-2601

Segunda a sexta – 8:00 as 12:00 e das 14:00 as 18:00 horas

E-mail: suporte@icapcursos.com.br

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